sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Búfalo-africano

(Para ampliar, clicar sobre a imagem)
Terminada digressão pela fauna peruana, eis-nos de regresso a animais fotografados no país, no caso, a um exemplar de Búfalo-africano (nome científico: Syncerus caffer Sparrman) existente no Jardim Zoológico de Lisboa.
Características: É um animal mamífero que atinge grandes dimensões ( 1,7 metros de altura, 3 metros de comprimento e à volta de 900 quilos de peso). A espécie tem pelagem negra e possui cornos largos virados para trás;
Habitat: O búfalo-africano, é, como o nome indica, originário de África, onde vive em savanas, ao Sul do Saará;
Hábitos: Alimentam-se sobretudo de ervas e vivem, como regra, em grandes manadas;
Reprodução: O acasalamento pode ocorre em qualquer altura do ano, embora seja mais frequente na época das chuvas. O período de gestação é de aproximadamente trezentos e quarenta dias;
Estatuto de conservação da espécie: "Dependente de medidas de conservação", segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza.
O número de indivíduos desta espécie tem, com efeito, vindo a diminuir, devido à caça e ao aumento das áreas cultivadas com a consequente regressão do seu habitat. Saliente-se, entretanto, que a criação de parques nacionais e de reservas em diversos países africanos tem contribuído para a sua conservação.
Mais informação: aqui e aqui.

Sem comentários: