sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Rela-comum (Hyla arborea)

Rela-comum (Hyla arborea L.)

Também designada por Rã-arborícola-europeia, a Rela-comum é um anfíbio da família Hylidae (Ordem: Anura) que se distribui por boa parte da Europa, incluindo a Península Ibérica. Em Portugal, só não ocorre na região algarvia e no interior alentejano.
Frequenta zonas húmidas com vegetação abundante, onde se alimenta de diversos invertebrados e, em especial, de insectos.
Embora também se mantenha activa durante o dia, a Rela-comum tem hábitos nocturnos, razão por que é mais fácil ouvi-la do que avistá-la. É boa trepadora, podendo  encontrar-se nos ramos ou folhas de árvores e arbustos. 
"Em Portugal a época de reprodução ocorre, em geral, entre Abril e Junho. Os machos são os primeiros a chegar aos locais de reprodução. Atraem a fêmea através de um chamamento e abraçam-nas pelas costas (amplexo axilar). O amplexo pode durar até 30 horas. A fêmea deposita cerca de 1000 ovos em cacho. Como locais de postura, as relas escolhem zonas com água parada ou com pouca corrente e com alguma vegetação aquática" (Fonte)
Estatuto de conservação da espécie: "Pouco preocupante".
(Clicando na imagem, amplia)

Sem comentários: