sábado, 23 de outubro de 2010

Tritão-marmoreado (Triturus marmoratus)

Tritão-marmoreado (Triturus marmoratus Latreille)
O Tritão-marmoreado é um animal anfíbio da família Salamandridae (Ordem: Caudata)  cuja distribuição geográfica se limita ao sudoeste da França e norte da Península Ibérica. Em Portugal ocorre em todo o território a norte do Tejo.
Habita em zonas húmidas nas proximidades de massas de água, onde tem lugar a reprodução, a qual ocorre de Janeiro até Maio, época durante a qual a espécie vive, habitualmente, dentro de água, podendo ser encontrada em charcos, pequenas represas e noutros locais com águas paradas. Fora da época de reprodução, o Tritão-marmoreado leva uma vida mais terrestre, embora recatada, pois esconde-se debaixo de troncos de árvores, em cavidades de rochas ou em muros onde haja humidade.
A alimentação é a base de larvas de insectos, minhocas, lemas e de outros pequenos invertebrados.
O modo de reprodução é idêntico ao dos outros animais do mesmo género, não envolvendo copulação, embora a fecundação seja interna. A este propósito cito: "Nos locais de reprodução, o macho realiza uma 'dança' ritual envolvendo sucessivos batimentos laterais com a cauda em frente da fêmea (...) Depois, o macho deposita um espermatóforo que a fêmea recolherá (...) com as patas, e encaminhará para a cloaca. Após a fecundação, formam-se os ovos, que serão depositados individualmente em folhas de vegetação aquática. A fêmea dobra a folha onde depositou o ovo de modo a escondê-lo de predadores (Fonte).
Estatuto de conservação da espécie: "Pouco preocupante".
(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: