segunda-feira, 28 de junho de 2010

Sapo-comum (Bufo bufo)


Sapo-comum (Bufo bufo L.)
Anfíbio (Classe) da Ordem Anura e da Família Bufonidae, o Sapo-comum distribui-se por quase toda a Europa e Ásia e pelas montanhas do norte de África. Passa a maior parte do tempo fora de água, em terrenos com alguma humidade (em hortas e outros campos de regadio) mas as fêmeas têm que regressar à água (charcos e pequenos cursos de água, para ali depositarem os ovos, donde, após o período de incubação, emergirão os girinos. Alimentam-se principalmente de insectos, aranhas, lesmas e vermes, pelo que, apesar do seu aspecto pouco agradável, é tratado como animal amigo pelo hortelão.
(Local e data: Sabugal; 26-Junho-2010)
(Clicando na imagem, amplia)

terça-feira, 22 de junho de 2010

sábado, 19 de junho de 2010

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeus)

Ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeus L.)
O Ouriço-cacheiro é um pequeno mamífero, da família Erinaceidae que apresenta o corpo coberto de espinhos, que lhe servem de defesa contra os seus predadores. Do ponto de vista alimentar, o ouriço-cacheiro é essencialmente um insectívoro, mas come também outros animais, como minhocas, baratas, caracóis e  pequenos répteis, não desdenhando também frutos que encontre no chão. É um animal originário da Europa, havendo notícia de que terá sido introduzido na Nova Zelândia.
Estatuto de conservação da espécie: "Pouco preocupante"
(Local e data: Sabugal; 17-Junho 2010)
(Clicando nas imagens, amplia)

terça-feira, 8 de junho de 2010

domingo, 6 de junho de 2010

Fauna da Tunísia: Chasco-preto (Oenanthe leucura)



Chasco-preto (Oenanthe leucura Gmelin)
Ave da família Muscicapidae  tem a sua distribuição limitada ao Norte de África e Península Ibérica. Em Portugal, embora seja uma ave residente, a sua ocorrência tem vindo a diminuir e, actualmente, é não só rara, mas também limitada geograficamente à região do Alto Douro, entre o Douro Internacional e o Rio Tua, e à zona de fronteira com Espanha, ao longo do Tejo Internacional.
(Local e data: Ruínas romanas de Sbeitla - Tunísia; 07-Abril-2010) 
(Clicando sobre as imagens, amplia)

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Fauna da Tunísia: Emberiza striolata


Emberiza striolata Lichtenstein
Esta ave da família Emberizidae, distribui-se por todo Norte de África, (deste os países do Mediterrâneo, ao Norte, até ao Chade, Etiópia e Eritreia, ao Sul) e por diversos países da Ásia, (desde o Médio Oriente e Turquia , a Ocidente, até à India, a Oriente) tendo o seu habitat em zonas áridas e desérticas.
Não se conhece designação vulgar em português. Em inglês é designada por Striolated Bunting ou Mountain Bunting e em francês,  por Bruant striolé.
(Local e data. Deserto nos arredores de Chenini -Tunísia; 04-Abril-2010)
(Clicando nas imagens, amplia)

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Joaninha-de-sete-pontos (Coccinella septempunctata)

Insecto da família Coccinellidae, a Joaninha-de-sete-pontos (tradução literal da designação científica : Coccinella septempunctata L. ) ou simplesmente Joaninha (designação que partilha com outros insectos da mesma família)  caracteriza-se e identifica-se facilmente pelos élitros de cor vermelha onde sobressaem sete pontos pretos (três em cada élitro e um mais largo na junção dos dois). É a "Joaninha" mais comum na Europa e é um voraz predador de pulgões, razão pela qual tem sido introduzida noutras regiões para combater pragas desses outros insectos que causam prejuízos na agricultura.
(Clicando na imagem, amplia)

terça-feira, 1 de junho de 2010

Borboleta-monarca (Danaus plexippus)

A Borboleta-monarca (Danaus plexippus L.) é a borboleta mais conhecida da América do Norte, principalmente devido à suas maciças migrações anuais: em direcção ao Sul, de Agosto a Outubro e em sentido contrário, durante a Primavera.
Esta borboleta da família Nymphalidae, também se encontra em alguns países europeus, designadamente em Portugal, ou como residente nos Açores e na Madeira, ou como migrante ocasional, havendo, no entanto, quem afirme existirem indícios da existência duma colónia desta espécie estabelecida no Sul do território continental de Portugal (Fonte).
(Clicando nas imagens, amplia)