quarta-feira, 2 de março de 2011

Tentilhão-sociável (Lonchura striata domestica)


Tentilhão-sociável (Lonchura striata domestica)
Considerada simultaneamente como uma subespécie da ave originária da China, designada por Lonchura striata Vieillot e como um híbrido dela derivado (fértil, no entanto) esta pequena ave (11 centímetros) designada no Brasil por Manon, é fruto de cruzamentos realizados no Japão com outras espécies do mesmo género. Como tal, não existe na natureza em estado selvagem, conhecendo-se variedades europeias, americanas e asiáticas.
A sua dieta é constituída por pequenos de grãos de cereal e por vegetais, designadamente, folhas de couve e de almeirão. A nidificação pode ter lugar em qualquer época do ano. O período de incubação dos ovos (geralmente entre 5 e 6, em cada postura - até 4 em cada período anual) é de 18 dias, sendo realizada pelo macho, de noite, e de dia, pela fêmea.
(Local: Jardim Zoológico de Lisboa)
(Clicando nas imagens, amplia)

4 comentários:

Anónimo disse...

Tu é Biologo ou é só exercicio?

Anónimo disse...

biólog amador... ja viu médico amador ou engenheiro amador. Como se biólogo resumisse a conhecer uma espécie e falar alguns atributos dela. Isto não faz ninguem biólogo.rs.

Anónimo disse...

Acho que vou para biologo parece que não é preciso saber grande coisa. A ave da foto é um bispo de coroa amarela e é originário de africa

Francisco Clamote disse...

Ó Anónimo, v. ainda não percebeu que eu não sou biólogo, nem me afirmo como tal? "Biólogo Amador" é o título do blogue. Dá para entender ou precisa de mais explicações?
Quanto ao nome da ave, devo informá-lo que é identificada como tal no Jardim Zoológico de Lisboa. Se não gosta dirija-se lá e informe.